sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Redução de Custos com Telefonia - "Case Ambev".

A AmBev é a maior empresa de bebidas da América Latina e a sétima do mundo. Possui cerca de 500 distribuidores independentes, 13 mil vendedores, uma frota de 16 mil caminhões e mais de 1 milhão de pontos-de-venda. A AmBev desenvolve, incorpora e implementa tecnologia para que seu produtos, processos e serviços sejam executados com qualidade.

Na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, encontra-se uma das maiores e melhores distribuidoras de bebidas da AmBev: a Nova Iguaçu Distribuidora de Bebidas. Com área de atuação na Baixada Fluminense, região que compreende os municipios de Nova Iguaçu, Belford Rocho, Mesquita e Queimados, a empresa possui 80% de market share nessa região, com presença em 6 mil pontos de venda, 330 funcionários e 50 caminhões. A Nova Iguaçu ocupa uma posição de destaque entre os distribuidores da AmBev, sendo premiada por dois anos consecutivos no Programa de Excelência da AmBev com os prêmios de Leão de Prata em 2002 e Leão de Bronze em 2003.

Até meados dessa década, toda a comunicação interna e externa da Distribuidora estava concentrada numa pequena central PABX de 30 ramais e 16 troncos analógicos. Esta quantidade limitada de ramais acabava gerando constantes problemas de comunicação, uma vez que um único ramal era utilizado por dois ou mais usuários. A central também não tinha a capacidade de tarifar as chamadas geradas pelos usuários, acarretando em perda de controle e elevação de custos. Por ser analógica, a central antiga não contava com a facilidade de DDR - Discagem Direta a Ramal, provocando gargalos na telefonista, que absorvia todas as chamadas entrantes da empresa.

Assim, a Distribuidora Nova Iguaçu passou a necessitar de uma ampliação tecnológica em sua estrutura de telecomunicações focando principalmente em: um sistema digital, a adoção da facilidade de DDR, ampliação da capacidade de ramais e adquirir novas alternativas que permitissem reduzir e controlar melhor os custos.

A Solução Dígitro

Na busca de um novo fornecedor, a Distribuidora Nova Iguaçu encontrou na Dígitro a relação custo x benefício do mercado e com um aspecto diferencial: totalmente de acordo com o elevado padrão de exigência tecnológica da AmBev. Por sua vez, a Dígitro elaborou um projeto customizado que levou em consideração os padrões exigidos pela empresa e as necessidades pretendidas. Assim, o projeto compreendeu as seguintes características:

- Uma central PABX digital com capacidade para 128 ramais analógicos,

- Capacidade de disponibilizar a facilidade de DDR,

- Software de telefonista para gerenciamento e controle das chamadas, tudo através de interface gráfica no computador da telefonista.

- VirtualFone - aplicativo CTI (Computer & Telephony Integration) que transfere para o computador todas as facilidades de um aparelho digital, inclusive a facilidade de identificação do número chamador.

- STAB - Software de Tarifação e Análise de Bilhetagem, eficiente ferramenta gerencial que permite a monitoração de custos de telefonia com a possibilidade de realizar bilhetagem e tarifação das chamadas, além de gerar relatórios estatísticos.

- Correio de Voz - as mensagens deixadas para um usuário são identificadas e recuperadas a qualquer momento e lugar, oferecendo maior agilidade e flexibilidade nas comunicações empresariais.

- Correio de Fax - dentro do conceito de integração de voz e dados, a Dígitro criou o serviço de envio e recebimento de mensagens em qualquer computador, sem a necessidade de um aparelho específico para fax.

- Rota Econômica - desenvolvido dentro do conceito de LCR (Least Cost Routing) este aplicativo permite selecionar automaticamente qual a Operadora possui a tarifa mais econômica no exato momento da geração da chamada interurbana (DDD).


Benefícios

Após a implantação da solução Dígitro, a Nova Iguaçu Distribuidora de Bebidas passou a usufruir de benefícios de ordem financeira, com o controle total dos gastos e a estabilidade nas despesas de telefonia - resultado obtido principalmente com a utilização do Rota Econômica e do STAB. Tal redução de custos veio de encontro com as metas estabelecidas no "Centro de Custo OBZ AmBev" - Orçamento Base Zero - indicador utilizado por todas as distribuidoras AmBev. Outros benefícios que vem sendo percebidos são de ordem tecnológica, com a integração perfeita da solução Dígitro, de maneira estável e segura, com o perfil tecnológico da empresa e seguindo o padrão de qualidade exigido pela AmBev.

Depoimentos

A Dígitro é um importante parceiro do nosso negócio pois a nossa empresa é fortemente apoiada em tecnologia e a Dígitro encontra-se completamente integrada a essa realidade. Suas soluções vem acompanhando desde o início a nossa crescente demanda de necessidades. Com a Dígitro conseguimos descentralizar a utilização dos recursos em telefonia ao mesmo tempo que conseguimos manter o controle total dos mesmos recursos. Tudo isso confere tranquilidade e segurança para o futuro da empresa.


Importante: A Dígitro é uma das parceiras da Execomm. Através dessa parceria, sua empresa pode obter recursos tecnológicos como o aplicado junto a AMBEV.

Nenhum comentário: